BERLIM, Alemanha — Harry Kane e Memphis Depay marcaram 111 gols internacionais entre eles e entraram na Euro 2024 carregando o fardo de marcar gols para a Inglaterra e a Holanda, respectivamente. No entanto, enquanto as duas nações se preparam para batalhar na quarta-feira em Dortmund por uma vaga na final, eles fizeram isso apesar de, e não por causa de, seus atacantes estrelas.
Tanto a Inglaterra quanto a Holanda chegaram à fase semifinal sem terem jogado todo o seu potencial, apesar de ostentarem elencos repletos de talentos da Liga dos Campeões, e o time que vencer pode ser aquele que decifrar o código de como fazer com que seu artilheiro mais consistente faça gols.
Kane é o maior artilheiro da história da Inglaterra, com 65 gols em 96 aparições, enquanto Memphis fica atrás apenas do ex-atacante do Arsenal e Manchester United Robin van Persie (50 em 102) na lista de todos os tempos da Holanda, tendo registrado 46 gols em 97 aparições. Mas na Euro 2024, tem sido uma história de tristeza para ambos. Embora tenham encontrado a rede — com Kane marcando duas vezes pela Inglaterra (contra Dinamarca e Eslováquia) e Memphis marcando contra a Áustria — suas performances individuais têm sido tão ruins que os treinadores Gareth Southgate e Ronald Koeman devem decidir se apoiam seus registros de longo prazo ou agem de acordo com o que viram na Alemanha.
A velha máxima de que “a forma é temporária e a classe é permanente” é um bom exemplo, mas quando as apostas são tão altas, o aqui e agora pode ser o critério mais importante. “Eu pensei que ele [Kane] fez um ótimo trabalho para o time”, disse Southgate depois que Kane registrou apenas 27 toques, sem marcar, na vitória nas quartas de final contra a Suíça. “Ele talvez não esteja fluindo, pois está chegando nessas áreas mais profundas, mas ainda está desempenhando um papel imenso para o grupo.
“Ele está liderando o time incrivelmente bem. Ele é uma influência tão positiva no acampamento. Ele está guiando os jovens jogadores por tudo que o time teve que lidar nos estágios iniciais do torneio.”
Southgate poderia ser acusado de condenar Kane com elogios fracos com esses comentários. Em nenhum lugar ele fala sobre a ameaça de gol de Kane, seu movimento ou contribuição no terço final do campo.
Desde o início da Euro 2024, Kane conseguiu apenas 23 toques na área de pênalti em 464 minutos. Seus dois gols vieram de dentro da área de seis jardas, mas o hábito de Kane de recuar para ir em busca da bola fez com que ele passasse muito tempo fora das áreas onde é mais necessário — um problema identificado pelo ex-atacante da Inglaterra e maior artilheiro de todos os tempos da Premier League, Alan Shearer.
“Quando o time está sob pressão, ele [Kane] está tentando voltar e ajudar”, disse Shearer ao podcast Rest Is Football. “Ele fez isso algumas vezes [against Switzerland] e teve um estágio em que ele correu 50 ou 60 jardas para rastrear de volta. Eu o admiro por isso, mas outras pessoas podem fazer isso.
“Se fosse eu, eu diria a ele ‘apenas jogue na largura da área de 18 jardas’. Ele está achando difícil. Não sei se há algo errado com ele, se ele está com uma lesão ou o que, mas ele está achando difícil ter um grande impacto no jogo.”
Embora Shearer não tenha chegado a pedir a Southgate que abandonasse Kane, outros têm sido menos favoráveis ao capitão da Inglaterra. “Acho que ele [Kane] vai começar, mas se eu fosse Ivan Toney ou Ollie Watkins, eu ficaria chateado”, disse o ex-atacante da Inglaterra Steve McManaman à ESPN. “Mas ele [Southgate] seguirá seu método testado e confiável, porque ele sempre fez isso.”
Enquanto isso, o ex-atacante do Arsenal e da seleção da Inglaterra, Ian Wright, acredita que o tempo para Southgate ser ousado com Kane está se esgotando.
“Ele [Kane] não está afiado, ele não está na área e agora sabemos que Ivan Toney pode chegar a esse nível e cobrar um pênalti”, disse Wright ao The Overlap. “Precisamos de alguém que esteja lá em cima, conectando e segurando e causando problemas para seus defensores. Em algum momento, precisaremos tomar essa decisão sobre o que está acontecendo – não podemos apenas esperar por aquele final de Harry Kane. Em algum momento, podemos ficar sem tempo a esse respeito.”
Os problemas de Memphis com a Holanda são diferentes dos de Kane com a Inglaterra. Apesar de suas performances sem brilho, Kane marcou dois gols em quatro chances e tem uma contagem de Gols Esperados (xG) de 2,0 na Euro 2024. Seu problema é não estar no lugar certo com frequência suficiente, enquanto Depay teve chances, mas não conseguiu aproveitá-las. O jogador de 30 anos, agora um agente livre após seu contrato com o Atlético de Madrid expirar em 30 de junho, teve 10 chances na Alemanha e marcou apenas uma vez, com desempenho significativamente abaixo de seu xG de 1,96.
O ex-atacante holandês Marco van Basten, o herói artilheiro do triunfo do país na Euro ’88, na Alemanha, acredita que Memphis simplesmente não foi criado para desempenhar o papel de centroavante que lhe foi dado por Koeman.
“Ele trabalha muito duro, mas não tem sorte”, disse Van Basten. “Você pode ver que esta não é a melhor posição dele. Ele é um jogador de futebol criativo, mas não um atacante ou um artilheiro. Eu o manteria no time, no entanto.”
Wim van Hanegem, outro ex-jogador holandês, tem sido mais crítico em relação a Memphis, sugerindo que ele precisa trabalhar mais pelo time.
“Koeman já disse que precisa da melhor versão de Memphis para chegar longe neste Campeonato Europeu e ele certamente está certo”, disse ele. “Ele só precisa perseguir os defensores mais fanaticamente, segurar a bola e dar aos holandeses um ponto de contato na frente.”
Memphis também é um personagem divisivo. Ao contrário de Kane, que usa a braçadeira de capitão da Inglaterra e é considerado um jogador de equipe ultraconfiável, Memphis passou uma carreira em alguns dos principais clubes da Europa, incluindo Manchester United e Barcelona, onde sua atitude foi questionada por gerentes, companheiros de equipe e torcedores.
Na Holanda, um debate surgiu sobre se Memphis deveria ser descartado em favor de Wout Weghorst — um jogador muito mais limitado, mas com um histórico de gols importantes. Weghorst marcou apenas uma vez até agora neste torneio, mas o ex-atacante do Man United é altamente considerado por seus companheiros de equipe.
“Por causa de Weghorst, você cria um pouco mais de caos na área e eles têm que defender mais, então acho que Wout ajudou muito”, disse o zagueiro Nathan Aké depois que o atacante de 1,98 m foi introduzido como substituto na vitória de 2 a 1 nas quartas de final contra a Turquia. “Ele é um pesadelo para jogar contra. Ele é forte, é um incômodo na área e luta por tudo. Ele corre de tudo, então para nós ele é um grande trunfo.”
Laurens: Inglaterra é levada pelo “brilho individual”
Gab Marcotti e Julien Laurens fazem uma prévia de Inglaterra x Holanda nas semifinais da Euro 2024.
No entanto, as perspectivas de Memphis ser descartado em favor de Weghorst são escassas. Mesmo depois de Weghorst marcar um gol da vitória no final do jogo de abertura do grupo contra a Polônia, Koeman disse que foi direto com o jogador de 31 anos ao dizer que ele era mais útil saindo do banco. Apesar das dúvidas expressas sobre Memphis como o ponto focal de seu time, Koeman acredita que ele continua sendo a melhor opção.
“Memphis tem muito valor para o time”, disse Koeman. “Ele está jogando muito bem. Este time precisa muito dele e eles têm que dar a bola para ele. Ele teve muitas lesões e, claro, ele tem que jogar melhor, isso é claro para todos nós. Mas eu tenho boas vibrações porque ele é um jogador muito bom. Você quer ajudar e apoiar os jogadores, mas Memphis não tem falta de confiança. Ele tem certeza de que pode encontrar a rede.”
Confiança nunca foi um problema para Memphis durante sua carreira. Afinal, ele apareceu para um jogo reserva no Man United em um Rolls-Royce, e usando um chapéu de cowboy, depois de ser dispensado pelo técnico Louis van Gaal. Ele está ciente de seus críticos na Euro 2024, mas é improvável que se incomode com eles antes do jogo contra a Inglaterra.
“Não acho que deva ser sobre números”, disse ele antes da vitória de 2 a 1 contra a Turquia. “É sobre momentos. Mas eu consigo lidar bem com críticas, estou acostumado.”
Um de Kane ou Memphis entrará no Olympiastadion de Berlim no domingo, a um jogo de se tornar um campeão europeu, e a razão para isso pode ser apenas por conta deles. Ambos têm o pedigree e a habilidade de marcar os gols que levarão seu país à final da Euro 2024, mas o torneio está esperando por eles.
Se um deles puder fazer isso em Dortmund na quarta-feira, tudo o que aconteceu antes na Euro 2024 será esquecido. Para quem perder, será um torneio cheio de arrependimentos e do que poderia ter sido.